O momento da compra de um imóvel traz diversas dúvidas. Uma das mais comuns entre os compradores é: Como usar o saldo do FGTS para financiar um imóvel? No texto de hoje a Domu Incorporadora te explica o passo a passo para consultar seu saldo e usá-lo no momento da compra da sua casa.
Como consultar meu saldo FGTS?
A sigla FGTS significa “Fundo de Garantia do Tempo de Serviço”. Ele foi criado para servir de proteção aos trabalhadores que são demitidos sem justa causa. Todos os meses o empregador deve depositar o valor equivalente a 8% do salário do funcionário em conta da Caixa Econômica Federal vinculada ao contrato de trabalho.
Consultar o seu saldo é uma tarefa simples. Basta ter em mãos o seu CPF e os números do PIS ou NIS, que estão descritos em sua carteira de trabalho.
Depois, basta baixar o Aplicativo FGTS ou o aplicativo da Caixa, ambos disponíveis para Android e iPhone, e fazer a pesquisa. Se preferir, pode acessar pelo site da Caixa.
Requisitos para usar o saldo FGTS para financiar um imóvel
Para poder usar o saldo FGTS para financiar um imóvel é preciso cumprir alguns requisitos. O primeiro deles é ter ao menos três anos de trabalho com carteira assinada (não precisam ser consecutivos).
O segundo é que o requerente não pode ter outro financiamento ativo pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e também não pode ser o proprietário de outro imóvel na cidade em que mora ou trabalha, ou nos municípios limítrofes.
O requerente deve trabalhar ou morar no local onde vai comprar o imóvel e a finalidade da compra deve ser somente residencial, não podendo ser utilizado para aluguel ou uso comercial.
Como solicitar o saque do FGTS?
Para fazer a solicitação de saque do FGTS, você precisa apresentar ao agente financeiro alguns documentos:
Carteira de trabalho;
Carteira de identidade
CPF
Certidão de casamento
Comprovante de residência
Certidão de matrícula do imóvel a ser comprado;
Cópia do IPTU do imóvel a ser comprado.
Depois de informar a intenção de utilizar o FGTS, o agente financeiro faz a solicitação junto à Caixa. Caso não encontrem nenhuma pendência relacionada ao imóvel, a liberação do FGTS deve ocorrer sem problemas entre 30 e 40 dias. O dinheiro cai diretamente na conta do vendedor.
Esse texto te ajudou?
Então já coloque o Blog da Domu nos favoritos, pois sempre trazemos dicas especiais como essa para facilitar a sua vida!
E não se esqueça, se está em busca de um novo lar em Carambeí para chamar de seu, conheça agora mesmo o Amsterdam Condomínio e encante-se com a arte de morar bem. Fale conosco agora mesmo clicando aqui.