Como fazer um planejamento financeiro para comprar uma casa

Comprar a casa própria é um investimento alto que exige muito planejamento. Muitas vezes, a vontade de comprar o imóvel acaba fazendo com que as pessoas tomem atitudes impensadas, causando dores de cabeça no futuro. 

Para não cair em ciladas, o melhor a fazer antes de assinar um contrato para entrar em um financiamento, é realizar um bom planejamento financeiro. A Domu Incorporadora separou algumas dicas que vão facilitar essa tarefa para você. Confira. 

Comece fazendo um planejamento 

Antes de tudo entenda que para conseguir acumular um valor significativo para comprar uma casa, é necessário avaliar seus hábitos financeiros. Neste momento a disciplina é tudo! 

Comece colocando no papel todo o dinheiro que entra e sai de sua conta. A partir disso, avalie quanto você pode poupar por mês. É importante não se esquecer daquelas contas sazonais, como IPTU, IPVA, material escolar, etc. 

Anote tudo

Se você não tem o hábito de anotar todos os seus gastos, é bom começar agora. Quando não sabemos quanto ganhamos e quanto gastamos, é impossível se planejar.  

Crie uma planilha para anotar cada centavo que entra e sai. Ter essa organização vai fazer toda a diferença. Pode ser até que você perceba gastos supérfluos que poderiam ser cortados para ajudar em sua meta. 

E lembre-se: se perceber que sobrou um dinheiro a mais no fim do mês, invista ele em seu sonho também. 

Consulte seu saldo FGTS

Um bom recurso nesse momento é consultar o seu saldo FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Todos os trabalhadores com carteira assinada têm direito e ele pode ser utilizado no momento da compra do imóvel. 

Para utilizá-lo, é necessário ter três anos de carteira assinada recebendo FGTS, mesmo que em empresas diferentes. Além disso, o comprador não pode ter financiamento em aberto no SFH (Sistema Financeiro de Habitação).

Para consultar seu saldo do fundo de garantia é preciso ir até à Caixa Econômica Federal e apresentar os seguintes documentos: documento de identidade, extrato da conta do FGTS, declaração completa do Imposto de Renda e certidão de casamento ou de união estável, se for o caso. 

Dê adeus ao cartão de crédito

O cartão de crédito não deve nunca ser a sua principal maneira de fazer compras. Ele até pode ser uma forma de segurança, em caso de emergências, mas não deve passar disso. 

O grande perigo de utilizar um cartão de crédito está na falsa sensação de poder de compra. Por exemplo, será que uma pessoa pode gastar todo o limite de R$ 2.000, 00 no cartão, recebendo o mesmo valor de salário? 

Então, mantenha o cartão zerado e apenas faça uso se necessário. É muito mais fácil controlar o dinheiro quando temos ele nas mãos. 

Tem planos de comprar uma casa?

Você está pensando em investir em uma casa? Conheça o Amsterdam Condomínio, em Carambeí, e aprecie a arte de viver bem! 

Acesse nosso site e conheça todos os detalhes. Clique aqui para ser redirecionado.