Ter uma casa inteligente não é mais um assunto do futuro. Acender as luzes, abrir as cortinas e, até mesmo, fazer um cafezinho, são atividades que podem ser feitas apenas com um comando de voz. E o que antes era algo presente apenas nos filmes de ficção científica, hoje toma conta do mundo real. Atualmente os produtos conectados estão ao alcance de todos e são cada vez mais acessíveis.
Uma casa inteligente pode ser comandada por voz ou smartphone e pode trazer mais conforto e praticidade ao dia a dia de uma família. Esse estilo de vida já é bem popular nos Estados Unidos e no Brasil vem ganhando espaço aos poucos com a chegada dos assistentes virtuais como a Alexa, Siri e Google Assistent.
Não sabe por onde começar a montar sua casa inteligente? Confira as Dicas Domu abaixo.
Escolha o seu assistente
Em primeiro lugar é interessante saber que não é preciso ter um dispositivo Echo para começar a automatizar sua casa. Basta escolher o assistente ideal e baixar o app pelo celular. Você pode optar pela Alexa, da Amazon, ou o Google Home, por exemplo. Assim, você centraliza os equipamentos em um só app e fica mais fácil quando você puder comprar um equipamento de comando de voz.
Por qual dispositivo começo?
Se você não tem ideia de onde começar a automatizar a casa, que tal uma lâmpada inteligente?
Além de acender e apagar sem esforço algum, elas podem ficar acesas com brilho entre 1% e 100%, e você pode aumentar ou diminuir a qualquer momento pelo app. Você pode inclusive deixar programado para que o nível de brilho diminua conforme a noite chega.
Outra opção é ter uma tomada conectada. Com ela, você liga e desliga um aparelho à distância. Com elas você pode programar recargas em eletrônicos e até mesmo agendar aquele cafezinho para a hora que acordar.
Enfim, para conectar sua casa você não precisa ser o mestre da computação. Basta começar com qualquer dispositivo que seja smart, como um eletrodoméstico, uma lâmpada ou uma tomada. Além deles, basta apenas ter um celular, escolher o assistente ideal, baixar o app e configurar sua nova casa inteligente.
Gostou das dicas? Então indique este texto para um amigo e ajude a compartilhar informações úteis!